quarta-feira, 2 de março de 2011

Foda-se, uma postura filosófica.

Foda-se é a forma imperativa do verbo foder. Muitos significados são atribuidos ao verbo foder, geralmente relacionados a práticas sexuais. No entanto, as grandes palavras são usadas para significar muitas coisas diferentes.
Na forma imperativa, o verbo foder é usado de duas formas: vai te foder e foda-se.
"Vai te foder" é uma expressao agressiva, ela é aquivalente às expressões "vai plantar batata", "vai catar coquinho" e outras similares.
"Foda-se" também pode ser usado nesse sentido. No entanto, também pode ser usado com outro significado. Um significado mais espiritual e filosófico. É sobre esse sentido que irei falar.
Muitas vezes, diante da desgraça e do desagradável, somos tomados por um sentimento de indiferença, uma libertação do sofrimento. Nesse momento dizemos: grande coisa, eu não ligo, foda-se... E esse é um dos mais deliciosos "foda-se" que alguém pode dizer.
Esse foda-se está presente sob formas diferentes em toda a história do pensamento humano.
O filósofo pré-socrático Zenão de Eléia colaborou em uma conspiração para tentar derrubar um tirano local. Foi preso e torturado. Segundo algumas fontes, quando questionado sobre a identidade de seus companheiros de conspiração, ele pediu ao tirano que se aproximasse, para falar em seu ouvido, e arrancou com seus dentes a orelha do homem. Outras fontes dizem que, depois disso, ele arrancou a própria língua e a cuspiu nos pés do tirano. Em outras palavras, o cara estava ferrado, não tinha mais o que fazer. Eu tenho certeza que ele pensou: foda-se, eu vou arrancar a orelha desse desgraçado.
O conceito de foda-se também está presente na filosofia oriental. No pensamento budista, o apego é a origem do sofrimento. Nos apegamos a certas idéias, decidimos que as coisas vão acontecer de um jeitos e, quando as coisas não acontecem como queremos, sofremos. O que eu aprendi com o budismo é que, quando alguma coisa ruim acontece, o melhor é simplesmente dizer "foda-se" e continuar seu caminho.
Os exemplos do "foda-se" não cabem em um único post. Colocarei mais exemplos com o passar do tempo. Mas a mensagem aqui é: quando as coisas ficarem difíceis, não se preocupe. Encha os pulmões e diga tranquilamente "foda-se".

Nenhum comentário: